Páginas

9.11.10

Android - introdução




Olá a todos. Primeiro post depois da eleição 2010 tão vergonhosa histórica, trago para todos uma visão singela e algumas informações básicas sobre o Android, o sistema operacional para dispositivos moveis da GOOGLE.
Em primeiro lugar quero agradecer as instituições que permitiram que eu tivesse um contato primário muito bacana com o Android. Agradeço a Tempo Real Eventos, pelo curso de 7 horas (Tutorial Google Android Mão Na Massa) e também agradeço ao micro curso (Android Developer Lab) da própria Google.
O primeiro que fiz no dia 23/10 e o segundo no dia 28/10.
O post de hoje é apenas uma motivação para que você leitor(a) preste atenção neste SO e busque por mais informações.


Histórico

O sistema operacional Android foi desenvolvido pela Google marcando assim a presença da Gigante das Buscas no mundo MOBILE. Traz consigo a confiança, a segurança e a simplicidade, que na minha opinião virou sinônimo dos produtos dessa empresa, e só por isso já merecia muita atenção e respeito.
Porém temos mais um motivo, liderados pela Google há mais de 40 empresas no grupo Open Handset Alliance (OHA), entre elas HTC, LG, Motorola, Samsung, T-Mobile, Toshiba, Asus, Intel, etc. Esse grupo também nos passa uma segurança no seu sucesso.
O Android surgiu pela primeira vez num smartphone HTC e vem ganhando espaço no mercado, chegando a ser o SO mais aceito e elogiado nos EUA (30% de preferência, contra 25% do iOS - na ultima vez que li noticias sobre).


Programação

O Android é baseado no Linux, e desenvolvido na linguagem Java, tem sua plataforma aberta - o que possibilita que as empresas e até mesmo os desenvolvedores alterem todo o seu comportamento, permitindo assim a maior capacidade de personalização possível. Vide Milestone e Galaxy S.
Para aumentar a extensibilidade desse SO a google criou (e disponibilizou no Brasil a menos de 1 mês) o Android Market. Um site que a exemplo da app store da Apple, que disponibiliza aplicativos para download diretamente do celular, sem complicações.


Números

Esse robô simpático já está presente em diversos aparelhos, contando com o Nexus One (primeiro celular GOOGLE), o novo tablet da Samsung, a Google TV (temos uma desenvolvida pela Sony e o set-top box da Toshiba) e mais adiante surgirão muitos outros produtos portando Android (inclusive carros).
Para os programadores que estão procurando um bom motivo para desenvolver para o Android, podemos dar os números da Android Market. Hoje temos no site mais de 70 mil aplicativos, entre gratuitos e pagos, sendo que para cada aplicativo pago que a Google vende, são repassados 70% ao seu desenvolvedor.


Por onde começar?

Para iniciar seu contato com o Android você deverá ter conhecimento em Java e XML. No seu computador deverá existir uma versão instalada do Eclipse e também do Android SDK.
No Eclipse, através do recurso (Install New Software) você ainda deverá instalar o plug-in ADT.
Caso você não goste do Eclipse, a google disponibilizou outras maneiras de desenvolver, mas como nem fui atrás, você pode ler isso e isso.



FIM

Bem pessoal, o que eu tinha pensado em falar sobre android por enquanto era isso. Não sei se é pouco ou o suficiente para uma introdução. Tentei ser o mais breve possível sem deixar brechas. Todos os links trazem informações adicionais a tudo que disse e também o site original do Android foi a grande referência desse texto e é a principal referência de todo texto que você venha a ler sobre o assunto. Então o bacana e dar uma boa lida nesse site.
Obrigado a todos e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário