Páginas

7.2.11

Modelo Cascata

Resolvi trazer a vocês alguns posts sobre metodologias de desenvolvimento que estive estudando. A priori, esse estudo resultaria no meu TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar), mas como o tema foi alterado farei algumas adaptações nos textos para uma linguagem mais blogal.



Mas, já dizia o velho sábio não sei quem:
"Quem não conhece o passado, não entende o futuro."
Por isso inicio essa sequencia com o Modelo Cascata (que não estava nos meus estudos).
Waterfall ou Cascata é um dos primeiros modelos de desenvolvimento de software que surgiu na decada de 70. Ele é sequencial e não prevê mudanças nos requisitos do sistema, permitindo que na maioria das vezes seu projeto na entrega seja incompatível com as necessidades do cliente.
No modelo Cascata temos 5 fases:

  • Extração de requisitos: primeiro contato com o cliente. Identifica e documenta todas suas necessidades;
  • Projeto: projeta o software, definindo as ferramentas e tecnologias;
  • Codificação: desenvolvimento do software inteiro seguindo a documentação e as especificações resultantes Projeto;
  • Validação: Integra tudo que foi desenvolvido e realiza os testes necessários seguindo as documentações resultantes das outras fases;
  • Manutenção: fornece a manutenção do software até que este se torne obsoleto.
Veja abaixo uma representação gráfica de como as fases são organizadas. Repare que neo modelo em cascata você não está previsto um retorno de nenhuma fase para alguma fase anterior.
Devido a essa visão fechada de mundo perfeito, onde os requisitos não são alterados durante o ciclo de vida do software e não ocorrem erros de projeto e códigos, esse modelo passou a ser considerado como sinônimo de projeto falho que não satisfaz as necessidades dos clientes e são facilmente abandonados na metade.
Por isso, fica a dica... Fuja o máximo possível de modelos ou metodologias que te remetam ao modelo cascata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário